Páginas

Sal da Terra Luz do Mundo - ELMI

De todas as crianças do mundo, sempre amigos!!

Olá, na postagem anterior descrevemos uma dinâmica de espiritualidade, agora vamos colocar as fotos da nossa  prática no ELMI!!
Chegada dos anjos







Equipes com as velas já acesas


Leitura da Bíblia

Ao longe as velas acesas

Espiritualidade - Sal da terra Luz do mundo!

Você vai precisar de: Bíblia, pedaços de tnt e fitas da cores dos continentes, velas, sal, lampião, cabo de vassoura ou um varão, três crianças de roupas brancas ou caracterizada de anjo, uma para a Bíblia, outra para o lampião, outra para a vela.
Antecipadamente fazer cinco círculos marcando com as cores dos continentes, sendo o branco no meio e os outros ao redor.

As equipes receberão tnt, velas e sal, deverão sair em procissão para o círculo pré marcado mas com a vela apagada nas mãos, os grupos ficarão no círculo que tem a sua cor (azul, verde, amarela, branca, vermelha).
Enquanto canta o mantra (Tua palavra é lâmpada para os meus pés Senhor, lâmpada para os meus pés Senhor / Luz para o meu caminho) repetindo várias vezes até o final da espiritualidade.
Entra bem devagar o anjo com o lampião que deverá estar amarrado em uma corda ficando bem próximo aos pés, atrás o segundo anjo com a Bíblia onde estão presas as fitas das cores dos continentes e o outro anjo com a vela acesa.
Os três anjos se colocam ao centro da cor branca, o anjo do lampião sai iluminando os pés de todos que estão nos círculos retornando ao centro da cor branca (apaga a luz do lampião, enquanto amarra o lampião no varão).
O anjo que esta com a vela pega a ponta da fita e leva ao grupo da cor correspondente e acende a primeira vela que deverá acender as outra do seu círculo, até que todos tenham suas velas acesas.
Com as cores ligada a Bíblia já em cada círculo e as velas de todos acesas, o varão com o lampião deverá ser erguido para iluminar bem alto (continua cantando) quando estiver no alto ler (Mateus 5, 13-16) e comentar que “Jesus disse que somos SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO e nos da IAM DEVEMOS SER LUZ E SAL PARA TODOS OS POVOS.”
Um representante de cada cor comenta (que possamos ser luz para _________________ através da nossa oração e partilha rezemos uma Ave Maria) e canta o refrão do hino da IAM.
Encerra com todos cantando o hino da IAM.

Dinâmica Abertura ELMI - Abertura

Olá,
De todas as crianças do mundo sempre amigos!!

Bom, conforme o combinado vamos postando as partes do ELMI para que todos possam ter acesso as práticas realizadas durante o encontro.
Logo após a acolhida em clima de festa, os pequenos missionários passaram pela recepção onde as equipes com as cores dos cinco continentes foram divididas nas cores dos crachás, de modo que os amigos ficaram com cores diferentes, para formarem grupos com novos amigos.


Cada participante recebeu uma pasta com caneta, um caderno da IAM (que pode ser pedido diretamente pelo site da POM) e um pedaço de tnt (aquele tecido baratinho) da cor do seu crachá, que deveria ficar junto da pessoa o tempo todo para identificação fácil da equipe a qual pertencia. É por isto que vemos nas fotos tecido amarrado nas pernas, nos braços, cabelos e onde mais a imaginação e a praticidade permitiu.
As cinco equipes reunidas, vermelho - América, azul - Oceania, verde - África, branco - Europa, amarelo - Ásia, escolheram dentre elas um líder, que recebeu uma espécie de coroa feita de papel da cor da sua equipe, com formato de pessoas dadas as mãos.


Assim já organizados é que se dirigiram para o pátio externo, onde tem um lindo gramado. Onde aconteceu a dinâmica Luz para meus pés.
 Uma foto de cada equipe trabalhando nos próximos dias para dar um gostinho de "eu fui"!!

branco - Europa



amarelo - Ásia

azul - Oceania

verde - África

vermelho - América

Elmi - Encontro de Líderes Missinários - Fotos



 recepção





seja bem vindo, bem vindo seja, olelea!
Sua palavra é Lâmpada para meus pés senhor, luz para meu caminho (8)







Formação










Deserto, analisando e sentindo as palavras de Deus





Homenagem pra Léo, coordenadora. No violão Alê, com o microfone André, no coral Animadores!










Em procissão, vou caminhando em procissão






Nosso querido Padre Marcos, paróquia São José, Na Missa explicada

                     NÓIS TUDO!                      

ELMI – Encontro de Líderes Missionários Infantis

Realizado no Centro Diocesano de Formação, nos dias 18, 19 e 20 de março, o ELMI – Encontro de Líderes Missionários Infantis, contou com a presença de mais de oitenta animadores, coordenadores e assessores da IAM de toda a Diocese.
A abertura preparada pela Coordenação da IAM, Leodina Lobato da Costa e Milena Escalfi, com o tema “Pequenos Grandes Missionários, Sal da terra Luz do mundo” deu início aos trabalhos dos três dias de formação, a Espiritualidade “Luz para meus pés” aconteceu no jardim, com os participantes já divididos em equipes com as cores dos continentes (branco – Europa, amarelo – Ásia, azul – Oceania, vermelho – América e verde – África).
No sábado a dinâmica “Congresso das Cores” fez a abertura do dia, que contou também com: “Ser humano, colaborador de Deus”- Irmã Fátima Bertolin, Coordenadora Diocesana da Catequese; com dinâmicas apresentadas pelas equipes sobre “O perfil da criança missionária e a vocação missionária das crianças” (RMi Capítulo 1); “Os fundamentos da Missão” - Missionário Modoaldo Agostini; “Dimensão Missionária” – Ademar Bispo dos Santos, Coordenador do COMIDI. Para encerrar o dia de trabalho tivemos uma “Noite Cultural” com apresentação das equipes e festa missionária.
O domingo iniciou com a Espiritualidade Missionária e Deserto com a Irmã Dirce Gomes – Assessora da IAM, logo após o almoço a Coordenadora Diocesana de Liturgia, Marlene Bruto ministrou uma Formação Litúrgica. O encerramento aconteceu com a Celebração da Santa Missa explicada, com o Padre Marcos Antonio de Oliveira, Paróquia São José Operário de Umuarama, que abençoou e enviou nossos Pequenos e Grandes Missionários para Evangelizar.
Agradecemos a todos que de algum modo colaboraram para a realização deste evento, em especial a todas as Paróquias que enviaram os seus pequenos grandes missionários para este retiro de formação preparado pela POIM – Pontifícias Obras da Infância e Adolescência Missionária da Diocese de Umuarama.

Leodina Lobato da Costa
Coordenadora Diocesana IAM