Páginas

Oração para São João e São Pedro



Oi, depois da oração de Santo Antônio trouxemos agora mais duas orações que foram adaptadas para as crianças entenderem.


São João Batista, você que falava no deserto: “Façam tudo certinho, façam penitência, porque no meio de vocês está quem vocês não conhecem e do quem eu não sou digno nem de tirar seus sapatos”, ajudai-me a fazer penitência dos meus erros para que eu mereça receber o perdão daquele que você anunciou com estas palavras: “Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo”.
São João, pregador da penitência, rogai por nós.
São João, que anuncia Jesus, rogai por nós.
São João, alegria da gente, rogai por nós

O nome de São Pedro era Simão. Como Jesus queria que ele fosse a primeira pedra da Igreja chamou-o de Pedro. Jesus entregou uma, duas, três chaves para Pedro. Chaves dos poderes, no céu e na terra. E Jesus disse assim: O que você desligar da terra, será desligado nos Céu. São três chaves, a primeira é de ferro e abre e fecha as portas da existência terena, ela abre a felicidade aqui no nosso planeta terra. A segunda chave é de prata, e abre e fecha as portas da sabedoria, a passagem para a sabedoria espiritual. A terceira chave é de ouro e abre e fecha  a porta da vida eterna, ela abre a porta do céu.
Agora todo mundo. São Pedro. Com a sua chave de ferro, abre as portas que se fecharem para mim. Com sua chave de prata abra as portas do bem. Com sua chave de outro, abre as portas do céu. Ó Grande São Pedro, você que sabe de tudo do Céu e da terra, escuta nossa oração. Amén.

A segunda parte de São Pedro as crianças repetem, se vocês gostaram ou tem ideias comentem! 

História de Santo Antônio

OI, gente. Tem mais uma opção, este teatro é pra ser feito com fantoches (que as crianças adoram). A História de Santo Antônio é contada por uma conversa entre Santa Terezinha e Santo Antônio e provoca muitas risadas com o jeito espalhafatoso e ingênuo de santa Teresinha



Terezinha – Fernando.Fernaaaando! Fernaaaaaaaaandoooooooooo!
Antônio – Oi! Desculpa... Faz muito tempo que ninguém me chama de Fernando
T – E te chamam de que?
A – Quando me tornei padre, meu nome mudou para Antonio, e desde de 1232, só me chamam de Santo Antonio.
T – Ah! Prazer... Eu sou Santa Terezinha do Menino Jesus, e sou Padroeira das Missões, e você Antonio?
A – Ah! Quando eu era moço, fui estudar para ser padre lá em Lisboa onde eu nasci. Por isto tem gente que me chama de Santo Antonio de Lisboa.
T – Ué.. achei que era só Santo Antonio...
A – É que depois eu fui para o Marrocos, porque fiquei sabendo que tava muito difícil para os padres evangelizarem o povo daquela região.
T – Vai dizer que você também é Santo Antonio de Marrocos?!
A – Não, porque fiquei lá só um pouco. Acabei doente e voltei pra Europa, fui para a Itália.
T – Ah..lá na Itália.. Onde tem a torre de pizza?
A – A torre de Piza, da cidade de Piza, mas não feita de pizza, né Terezinha!!
T – Ahhhhh! Que pena... Uma torre enorme de pizza ia ser bem melhor.  
A – E eu fiquei na cidade de Pádua, por isto me chamam também de Santo Antonio de Pádua
T – Aff! Para cada cidade você ganhou um nome? Ainda bem que fiquei só no convento... E lá em Pádua, o que você fazia,Antonio?
A – Eu tava doente, parece que você também ficou doente não é?
T – É... eu fiquei doente, e no meu convento eu rezava, rezava, rezava e rezava mais um poquinho
A – Eu também! Rezava, rezava, rezava... e aos domingos e dias santos fazia pregações para todo o povo...
T – E todo mundo sempre vinha te ouvir?
A – Que nada! Teve uma vez, que ninguém queria me ouvir. Sabe o que eu fiz?
T – Oque?
A – Fui pra beira do mar, e preguei para os peixes!
T – Séééééério? Para os peeeeeiiiiiixes?
A – Sério! De verdade e acredita que os peixes colocaram a cabeça par fora da água e vieram me ouvir falar da palavra de Deus? As pessoas ficaram tão surpresas, que acabaram se reunindo próximo da praia para me ouvir também!
T – Nooooooosaaaaaaa! Então você é o santo padroeiro das rezações para os peixes?
A – Não né! Que coisa Terezinha... você tem cada idéia...
T – Ara.. alguém ai tem idéia por que o Antonio é Santo? (espera o público responder) Santo casamenteiro? É mesmo... eu tenho uma amiga que deixa o Santo Antonio de castigo para ele arrumar um namorado para ela.. Coitado de você!!
A – Tudo porque uma vez ajudei uma moça pobre a casar. Naquela época as moças precisavam de um dote, de uma quantidade em dinheiro, para poder casar. Como ela era muito pobrezinha e não tinha o dinheiro pro casamento, dei um jeitinho.
T – Ah! E por causa de uma, tem que ajudar todas as outras agora???
A – Fazer o que?! Eu sou conhecido como santo casamenteiro, mas também sou protetor das crianças e dos pobres...
T –Das criaaaaaaanças? Dos pooooooooooobres? por queeeeee?
A – Por que antigamente não havia creches nem escolas para as mães deixarem as crianças para ir trabalhar.E eu recebia as crianças durante o dia na igreja para as mães poderem trabalhar.
T – Que legal! Então as crianças passavam o dia todo bem pertinho de Jesus, na igreja?
A – É... é por isto que muitas vezes eu apareço com uma criança no colo. Porque gosto muuuuito de criança.
T – Humm...Das crianças eu entendi,mas porque dos pobres?
A – Terezinha...pensa! Se as mães delas iam trabalhar naquela época era porque eram pobres.
T – Mas deixa ver Antonio... Você pregava pros peixes, ajudou uma moça a casar, cuidava da criançada, ajudava com isto as mães... e só?
A – Aff! Que só?! Além disto tudo, ainda fazia pão. Muitos pães e distribuía para todos que estavam com fome. Levava a palavra e o pão.
T – Você era padre, babá, casamenteiro e padeeeiro?
A – Mais ou menos tudo isto...
T – Eu levava rosas todos os dias para Jesus, porque eu fiquei no clausuro.Sempre dentro do convento.Não podia sair como você. Mas ajudei a todos como eu podia. Rezando!
A – Cada um faz o que pode de melhor para ajudar os outros...
T – Pensando bem... Até que você fez um moooooooonte de coisas legais!
A – Fiz o que Jesus pediu para mim no meu coração. E pede pra todos nós...
T – E para vocês também criançada Jesus pede isto.
T e APara sermos bons e caridosos e amar a todos!!
A –Agente pode se divertir, mas não pode esquecer...
T – Dos pedidos que Jesus faz para todos nós!
A – Amar! amar! amar!!
T – Rezar! Rezar ! Rezar! Também...
A e Ttchau criançada! Beijos! Boas Festas!

Dinâmica para festa Junina, sobre Santo Antônio

Olá missionários e missionários. Sou a Bia, neta da coordenadora Diocesana e assessora na Paróquia São José de Umuarama. Primeiro, desculpa pelo tempo sem postar, tentaremos postar com mais frequência. Preparei uma dinâmica para o Dia de santo Antônio, e vim compartilhar com vocês. É preciso dividir os grupos com as cores dos continentes. Eu preparei com o Fantoche de uma Boneca, que pode ser substituído por uma pessoa. O Santo pode estar no começo com a roupa de Santo Antonio, e um pouco e farinha nas mãos. 
BonecaOI Criançada! Não escutei! Agora sim, vamos fazer um combinado? Quando perguntarem vocês tão com, vocês respondem sim. Vamos testar: Vocês estão com sede? (Sim) tem que responder sim mesmo que não esteja ok? Vocês estão animados? (Sim). Vocês estão fedidos? (Sim). É isto ai, quando for vocês tão é sim. Agora quando perguntar vocês tem é não, vamos lá. Vocês têm bola? (Não). Vocês têm primo? (Não), tem que responder não, tem gente que não respondeu. Vocês têm medo? Não. Acho que aprenderam. Agora para os grupos, grupo amarelo vocês estão rezando? Sim, vocês estão é sim. De novo, vocês estão rezando? Sim. Ah, e vocês tem terço? Não. (fazer com todos os grupos). Vamos lá, que vamos contar uma história. Era uma vez um padeiro chamado Fernando de Bulhões, um belo dia ele estava passeando...
Santo: (vem andando, cantando)
BonecaQuando ele encontrou algumas crianças, na rua.
Santo: Nossa olha estas crianças! Vocês estão sozinhas?
Grupo Amarelo: Sim
Santo: A mamãe de vocês está trabalhando?
Amarelo: Sim
Santo: Tem quem fique com vocês?
Amarelo: Não
Santo: Poxa, que chato. Estas crianças aqui, sozinhas... Já sei vou cuidar delas na minha casa! Venham crianças, venham. (O santo e o amarelo seguem para o meio) Ai, minha casa é muito pequena, não cabe vocês. Já sei, tive uma idéia, vamos construir um lugar para vocês ficarem! Ali tem tijolo vamos pegar (fingem que pegam tijolos em um canto e vão construindo a casa). Pronto, ficou lindo, como podemos chamá-la? Abacaxi? É não. Bicicleta?  Melhor não. E que tal creche? Sim, é claro. Fiz a primeira creche do mundo. Agora que temos um lugar para ficar, vamos passear? (eles saem passeando e cantando até encontrar outro grupo)
Santo: Olha estas crianças! Vocês estão com fome?
Grupo vermelho: Sim
Santo: Vocês têm comida?
Vermelho: Não
Santo: Eu sei fazer pão, e posso dar comida para vocês. Vamos para nossa creche. (vão até a creche) Xiii, a creche é muito pequena para tanta gente, vamos aumentar? Pegando mais tijolo (constroem a casa novamente). Agora todo mundo dentro da creche (todos entram). Vem animadores me ajudem a fazer pão. (põe os ingredientes na tigela, meche ,amassa e assa) pronto ficou lindo, vamos dar comida para eles. (da um pedaço de pão para cada um, e eles comem). Todo mundo está de barriga cheia?
Grupos: Sim
Santo: Então vamos passear
(eles passeiam, e encontram o grupo branco)
Santo: Nossa olha estas crianças! Vocês estão com sujas?
Branco: Sim
Santo: Vocês têm tomado banho?
Branco: Não
Santo: Uai, então vamos para creche. Xii, num vai caber todo mundo na creche, vamos ter que aumentar (aumentam a creche). Animadores vamos fazer comida (fazem o pão e distribuem o pão). Agora vamos dar banho nesta criançada, todo mundo se lavando (os animadores esfregam as crianças e elas também se esfregam). Pronto olha como todo mundo ficou saudável! Ai, ai, Que tal irmos passear?
(dão uma volta e encontram com o grupo verde)
Santo: Olha estas crianças! Vocês estão com frio?
Verde: Sim
Santo: Vocês têm blusa?
Verde: Não
Santo: Vamos pra creche também. A Creche ficou pequena de novo, vamos ter que aumentar (aumenta a creche e entra todo mundo). Animadores vamos fazer comida (fazem e distribuem o pão). Agora tomando banho (tomam banho). Animadores, vamos fazer roupa para esta crianças (Mechem as mãos tricotando) agora todo mundo com o braço levantado pra por a blusa (Poe as blusas). Vocês estão quentinhos?
Todos: Sim
Santo: Então vamos passear! (encontram o grupo azul) Nossa olha estas crianças! Vocês estão tristes?
Azul: Sim
Santo: Vocês têm carinho?
Azul: Não
Santo: Vamos levar eles pra creche?
Todos: Sim
Santo: Não acredito! Tudo de novo. Vamos aumentar a creche (aumenta a creche e entra todo mundo). Animadores vamos fazer comida (fazem e distribuem o pão). Agora tomando banho (tomam banho). Roupa (fazem a blusa e colocam nas crianças). Agora abraço coletivooooo (todos se abraçam).
Boneco: Ai que lindo, adorei a historia. Você é muito prestativo Fernando.
Santo: Eu fui batizado como Fernando, mas depois que comecei a ajudar as crianças e muitas outras coisas da igreja, me chamaram de Antonio. Mas eu ajudei taaanta gente, que me fizeram um santo. Hoje sou protetor das crianças, eu sou Santo Antonio. E eu tenho uma oração, você quer ver?
Boneca: Ah eu quero sim.
Santo: Crianças me ajudem a mostrar pra ela é assim. Santo Antonio para as crianças que estão sozinhas peça para que elas tenham onde ficar. Para as crianças que passam fome, peça para que elas tenham o que comer. Para as crianças que estão doentes, peça para que elas tenham saúde. Para as crianças que sentem frio, peça para que elas tenham roupas. Para as crianças que estão tristes que elam tenham carinho. Santo Antonio, peça pára que todas as crianças sejam felizes. Amén (*vai fazendo os gestos, por exemplo, a fome passa a mão na barriga, no frio se abraça e treme. Imitando os gestos da apresentação)
Boneca: Que lindo, mas porque vocês rezaram pra ele pedir e não pra ele fazer?
Santo: Ora, santo Antonio já fez muito pelas crianças, mas hoje ele está lá no céu. E como ele tá lá no céu ele tá pertinho de Jesus. Ai ele intercede. Assim ó:( Cutuca  um amigo e mostra com o dedo) Jesus! Olha Jesus, ta vendo aquelas crianças elas tão com fome, você podia ajudar né? A Iam tá até pedindo olhe. Ele aumenta a força do nosso pedidos.


Tive dificuldades passar do word para o blog e desconfigurou um pouco. Espero que vocês tenham gostado, não é para seguir a risca, é pra ter uma base e adaptar ao ritmo das crianças. Se elas forem pequenas é bom gesticular com a cabeça para elas responderem sim ou não. O nosso grupo da São José gostou muito, e vamos fazer de novo na festa junina da Diocese.


De Todas As Crianças Do Mundo. Sempre Amigos!!!