Páginas

roteiro símbolos do cristianismo - 4° encontro





Quarto encontro Celebrar         Símbolos  Cristão
Objetivo: que as crianças descubram o gesto da partilha

Preparar com antecedência o ambiente.
Sugestão para o final do encontro:
Esconder os objetos  ou figuras dos símbolos do cristianismo em vários lugares para que as crianças procurem,quem achar o objeto e souber o que ele significa,ganha 10 pontos,aqueles que fizerem mais pontos terão os nome em destaque mural da Igreja.
 Sugestão: Colocar uma toalha branca no chão para os pães e fazer um circulo com os participantes em volta.
  Receber a todos com alegria,iniciar o encontro pedindo que formem pares,para a dinâmica. 

DINÂMICA:
O assessor pede que as crianças que tem os pãezinhos, coloquem todos em cima de uma mesa. Conta quantos pãezinhos vieram e também quantas pessoas estão presentes.
Para que serve o pão ?- Como é que fica o pão quando é guardado ?- Quem lembra alguma passagem da Bíblia que fala do pão ?

LEITURA BIBLICA: Evangelho de São Marcos 6,30-44. 30 Os apóstolos se reuniram com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado. 31 Havia aí tanta gente que chegava e saía, a tal ponto que Jesus e os discípulos não tinham tempo nem para comer. Então Jesus disse para eles: «Vamos sozinhos para algum lugar deserto, para que vocês descansem um pouco.» 32 Então foram sozinhos, de barca, para um lugar deserto e afastado. 33 Muitas pessoas, porém, os viram partir. Sabendo que eram eles, saíram de todas as cidades, correram na frente, a pé, e chegaram lá antes deles. 34 Quando saiu da barca, Jesus viu uma grande multidão e teve compaixão, porque eles estavam como ovelhas sem pastor. Então começou a ensinar muitas coisas para eles. 35 Quando estava ficando tarde, os discípulos chegaram perto de Jesus e disseram: «Este lugar é deserto e já é tarde. 36 Despede o povo, para que possa ir aos campos e povoados vizinhos comprar alguma coisa para comer.» 37 Mas Jesus respondeu: «Vocês é que têm de lhes dar de comer.» Os discípulos perguntaram: «Devemos gastar meio ano de salário e comprar pão para dar-lhes de comer?» 38 Jesus perguntou: «Quantos pães vocês têm? Vão ver.» Eles foram e responderam: «Cinco pães e dois peixes.» 39 Então Jesus mandou que todos se sentassem na grama verde, formando grupos. 40 E todos se sentaram, formando grupos de cem e de cinqüenta pessoas. 41 Depois Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu, pronunciou a bênção, partiu os pães e ia dando aos discípulos, para que os distribuíssem. Dividiu entre todos também os dois peixes. 42 Todos comeram, ficaram satisfeitos, 43 e recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e também dos peixes. 44 O número dos que comeram os pães era de cinco mil homens.

coordenador- Quando os apóstolos descobriram que o povo estava com fome, o que eles queriam fazer ?
- Qual foi a resposta de Jesus ?
- Será que muita gente passa fome porque não tem pão nas padarias e comida nos supermercados ?
- E agora... nós somos______ e só temos __________pães !  Que vamos fazer ?

PEDINDO A DEUS QUE ABENÇOE OS PÃES          
 O coordenador pede que todos estendam as mãos em direção aos pães e que alguém faça uma oração, pedindo ao Pai que abençoe aqueles pães.
Coordenador fala e os outros repetem
Oração
Querido Deus muito obrigado por esse pãozinho que foi preparado com muito amor e carinho;
Jesus abençoe esses pãozinhos que vamos repartir com nossos amiguinhos.Amem

Em seguida, repartir os pães para todos os presentes!
- O que fizemos hoje?
- O que este gesto tem a ensinar à nossa sociedade que acumula cada vez mais pães (riquezas) ?
CAÇA AO TESOURO(PROCURAR OS SIMBOLOS)



ORAÇÃO FINAL: Pai Nosso ,Ave Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário