Páginas

roteiro para encontro da IAM tema Quero repartir.


Crianças

Oi amiguinhos: “De todas as crianças do mundo, sempre amigos!”. Acredito que vocês devem lembrar que, noutro encontro, falamos sobre o que estará acontecendo nos dia 18 a 21 deste mês na cidade de Florianópolis, vocês lembram?
Isso mesmo, a cidade onde fica a sede do nosso Missão Jovem será o altar do Brasil, pois acontecerá nela o XV.° Congresso Eucarístico Nacional. Por causa disso, nas quatro reuniões deste mês, queremos descobrir por que Jesus quis ficar entre nós na Eucaristia.
ROTEIRO DAS REUNIÕES
Acolhida - Saudação - Oração - Partilha - Relatório das Atividades - Assunto da Semana - Tarefa - Conclusão
1.ª SEMANA:
REALIDADE MISSIONÁRIA
Seguir o roteiro das reuniões
Há muitas crianças que sofrem!
As crianças da IM devem se preocupar com a realidade das crianças do mundo inteiro. Isso faz parte dos mandamentos da IM. Portando, vamos conhecer uma destas realidades.
CARTA DE UMA POBRE CRIANÇA DO QUÊNIA (ler)
Senhor, não sei como se deve rezar. Tudo o que te peço, óh Deus, é que me escutes, pois ninguém me escuta, ninguém conhece minha dor. Cada manhã, antes de ir para a escola, devo buscar água, com a vasilha na cabeça, a vários quilômetros de distância. Há tantas coisas a fazer em casa que nunca tenho tempo para as tarefas escolares, pois, também à noite, minha mãe precisa de minha ajuda, pois sou a mais velha entre cinco irmãos. Meus professores me punem e ralham comigo. Eles não têm tempo para me ouvir. No fim do ano, sou sempre a última da turma. Minha mãe diz que é muito difícil continuar pagando as despesas escolares. Isso me doe demais!
Ela me diz também que, deste jeito, estarei condenada a ficar pobre para o resto da vida. Mas ela não sabe que, de estômago vazio, não consigo me concentrar. Tenho tanta fome e estou tão cansada que não consigo acompanhar o que o professor explica. Senhor, vê minhas lágrimas e escuta a queixa das crianças desta nossa terra: exploradas, maltratadas e ralhadas. Ilumina os que fazem as leis, para que olhem com carinho para as crianças que precisam de amor e compreensão. Olha para minha mãe com bondade e reduz seus sofrimentos. Olha para nós, seus filhos, para que possamos esperar uma vida melhor. Levar as crianças a refletirem sobre o conteúdo da cartinha. Depois, fazer algumas orações espontâneas.
COMPROMISSO
Trazer um cartaz com ilustrações de crianças que sofrem no mundo. Rezar, durante a semana, pela boa realização do 15.º Congresso Eucarístico Nacional que se aproxima.
2.ª SEMANA:
ESPIRITUALIDADE MISSIONÁRIA
Seguir o roteiro das reuniões
Somos solidárias!
Reflexão:
1. Convidar alguém do grupo para lembrar a carta da criança do Quênia.
2. Colocar os cartazes, confeccionados em casa, no meio das crianças e convidá-las a refletirem sobre o que eles mostram da situação das crianças dos cinco continentes.
Perguntar:
1. Por que há tantas crianças sofrendo no mundo?
2. Por que há crianças ricas, saudáveis e outras tão pobres e abandonadas? Será que Deus, nosso bom Pai, está querendo isso?
Leitura: Marcos 6,34-44 (Refletir juntos o texto).
Meditando:
1. Jesus pediu aos apóstolos: “Quantos pães vocês têm?”. Se Jesus nos pedisse: O que é que vocês têm que poderiam doar às crianças mais necessitadas? O que nós responderíamos?
2. Pensando bem: nós somos crianças generosas, solidárias ou fechadas, egoístas, indiferentes diante das crianças que sofrem?
Intercessão:
1. No mesmo local, ou na Igreja, diante da Eucaristia, já que estamos entrando na semana do 15.º Congresso Eucarístico Nacional, encerrar o encontro agradecendo a Deus por tudo que temos e pedir a Deus pelas crianças sofredoras do mundo.
COMPROMISO
Fazer uma entrevista com os professores sobre a situação das crianças do mundo. Escrever tudo no caderno e trazer para o terceiro encontro. Trazer algo para doar às crianças pobres na visita do próximo encontro.
3.ª SEMANA:
COMPROMISSO MISSIONÁRIO
Seguir o roteiro das reuniões
Ação Missionária
Unindo-se às crianças de todo o Brasil, principalmente as de Santa Catarina, fazer uma oração pelo bom andamento do Congresso Eucarístico Nacional que está acontecendo em Florianópolis. Pedir se rezaram pelo Congresso. Em seguida, cantar o Hino do Congresso e comentá-lo.
Para maiores informações: www.cen2006.org.br
O quinto mandamento da Infância Missionária diz:
“A criança missionária se alegra em partilhar e fica feliz quando as outras oferecem o que têm”.
Refletir brevemente sobre isso para encaminhar a ação missionária.
Ação missionária
1. Enviar as crianças, em grupinhos de três, para visitar uma família pobre – verificar a situação das crianças e passar tudo no caderno para relatar no quarto encontro.
2. Responder: Jesus, na Eucaristia, se fez comida e bebida para que tivéssemos vida em abundância.
O que Jesus nos ensina com isso?
Envio
O assessor e o coordenador fazem as recomendações que acharem necessárias, impõem as mãos e enviam as crianças pedindo a Deus que as acompanhe no trabalho. Pedir às crianças para convidar os pais e as crianças pobres para o quarto encontro. Trazer algo para a confraternização. Pode-se preparar uma encenação a partir da carta da criança do Quênia.
4.ª SEMANA:
VIDA DE GRUPO
Seguir o roteiro das reuniões
Juntos é melhor!
O décimo mandamento da IM diz: “A criança Missionária sempre pensa em nós!”. Dar o sentido deste mandamento, pois ninguém pode se fechar, agir sozinho, achar que é o tal e que pode tudo. Todos nós precisamos dos outros. Portanto devemos aprender a viver e agir juntos, em co-munidade, em grupo. Jesus, que podia tudo, escolheu de viver e agir com os 12 apóstolos. É assim que devem ser os pequenos missionários de Jesus. E quando agirmos assim, Jesus também se faz nosso companheiro, estando e trabalhando conosco. “Ele está no meio de nós!” É esse o refrão doHino do CEN 2006.
Cantar o Hino. Confraternização. Um abraço e até a próxima edição, amiguinhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário