Páginas

Dinâmica das cores
Distribuir fitas das cores dos continentes (verde,azul.amarelo,vermelho.branco) toda vez que na historia o narrador disser o nome de uma cor quem estiver com a fita desta cor levanta a fita e balança no alto,exemplo se disser branco todos que estiverem com a fita branca deve balançar a fita.

O camaleão missionário.


Em um reino a muito muito tempo existia uma comunidade na floresta onde moravam camaleões de todas as cores,uns verdes,uns brancos,outros vermelhos,alguns azuis,e amarelos também,era bonito de ver parecia um arco Iris quando estavam andando  um lado do outro no meio da mata.
Mas tinha um camaleaozinho verde que morava em um buraco debaixo de um pé de ipê amarelo ,vivia muito triste pois não gostava de sua cor,ao olhar-se no espelho imaginava-se de todas as cores,amarelo brilhante que nem o sol,azul como o céu em dia de sol,branco branquinho como as nuvens,ou vermelho como o por do sol no verão,mas de ser verde não gostava,pois era vaidoso e gostava de chamar atenção e o verde se mistura no meio da mata e ninguém o percebia.
Passava seus escondido em seu buraco, imaginando como ficaria lindo de vermelho, azul.amarelo,branco,mas quando chegava em frente ao espelho só via o verde que por cima de todo não combinara com seus lindos olhos azuis.
A sua madrinha muito preocupada com camaleaozinho mandou de presente no dia do seu aniversario um computador para que ele pudesse navegar pelo mundo e conhecer muitas coisas e dessa forma gostar de sua cor verde.
Tecla aqui tecla ali o camaleãozinho verde começou a conhecer os continentes... Teclou e de repente chegou à Ásia, algo chamou a sua atenção, quanta gente! e que diferentes eles são!Amarelos que lindos!Que lindos! Fechou os olhos imaginando-se amarelo, quando abriu os olhos que surpresa!Seu corpo tinha uma linda lista amarela!Que alegria!Agora ele era verde e amarelo
Continuou teclando,parou pensando se teria gente de outras cores e para seu espanto achou um povo de pele vermelha e curioso passeou pela America. Novamente com os olhos fechados a imaginar-se abre os olhos e?Agora sua cor era verde amarelo e vermelho. Camaleaozinho desligou o computador saiu da toca queria que todos vissem como estava lindo!Sua cor era diferente do verde das folhas, com o vermelho e o amarelo de longe era notado passeava e cantava: <verde amarelo, vermelho, vermelho amarelo e verde>
Mais ele queria mais!Continuou a navegar na internet e chegou onde a terra tava rodeada de muiiitaaaa água azul, azul a Oceania que lugar lindo!Tudo azul!Ele ficou azul vermelho, verde e amarelo> pulando de alegria e a teclar chegou na Europa onde ele viu pessoas de pele branquinha e conheceu o Papa Francisco que estava com uma linda roupa branca que o camaleaozinho não conseguiu tirar os olhos de tão maravilhado que estava ,quando voltou a si viu que estava lindo! Saiu pulando e cantando assim: azul azul,branco vermelho amarelo e verde  eu sou eu sou amarelo e verde branco e vermelho eu sou...saindo da sua toca e mostrando sua nova cor e o que elas significavam.
Nos da IAM não precisamos mudar a cor da nossa pele, podemos ter todas as cores no nosso coração, todas as vezes que rezamos pensando nas tristes realidades das crianças da África verde da Oceania azul da Europa branca  da Ásia Amarelo da ,América vermelho
Então qual é a cor do nosso coração?
Todas juntas balanças as fitas e gritam branco verde vermelho azul e amarelo bis

Texto de Leodina Lobato da Costa.
 pinte  o camaleãozinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário