Páginas

1° Roteiro para encontros sobre a Ásia


A terceira jornada  nacional da IAM  tem inicio em maio de 2015 a maio de 2016,este ano iniciaremos a jornada dia 31 de maio e sera dedicado ao continente Asiático com o tema IAM da America a serviço da missão na Asia. Para que as crianças entendam a jornada e conheçam a Asia preparamos este primeiro roteiro para vocês 











TemaCultura e realidade da Ásia
DicaCaso nenhuma crianças responda uma pergunta um animador deve responder.
Ambiente As figuras estão em Anexo Ásia.
·         Globo ou mapa;
·         Cores dos continentes;
Destaque para cor amarela (cor da Ásia)
·         Bíblia (Mateus 25 : 40)
·         Imagem da cultura e da realidade das crianças da Ásia e da América (Anexo)
·         Faixa ou Cartaz de boas vindas a iam;
·         Cartazes:
De todas as crianças do mundo sempre amigas
Crianças que evangelizam crianças
Cartaz da terceira jornada da IAM
·         Cartolina para colocar as imagens

Acolhida / Recepção
Receber a todos com alegria, se possível com algo característico da Ásia. (Roupa amarela, chapéu...)
____________: Bom dia Crianças (espera) Que fraquinho! BOM DIA.
____________: Na infância somos amigos de todas as crianças do mundo! De todas as crianças do mundo: sempre amigos. Por isto iremos brincar da dança da amizade. Cada um arranja um amiguinho, formando parzinho. 
Dança da amizade (melodia ai bota aqui, ai boto aqui o seu pezinho...)
(Colocar a mão direita no ombro do amiguinho. Mexer o pé direito para frente e para trás)
Musica: Essa é a dança é a dança da amizade.
               É alegria para lá e para cá (bis)
(Troca a mão e o pé: agora o esquerdo)
Musica: Essa é a dança é a dança da amizade.  É alegria para lá e para cá (bis)
(Dar as mãos e roda cantando)
Musica: Laiaaa Lai A Laiala
(troca o sentido de girar) Laia Laia Lai La
_________: Agora grupinho com quatro. (depois com seis/oito, depois todo mundo junto)

Oração Inicial
____________: Jesus é o nosso melhor amigo. E ele quer que sejamos amigos de todas as crianças do mundo. E  é nessa amizade que estamos reunidos em nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo. Amém.
____________: Vamos rezar a oração da IAM? Jesus (junta as mãozinhas) pela sua Santa Infância
Tenha compaixão, das pobres crianças, que não Te conhecem, Protege elas, e envia muitos  missionários, para que elas, te conheçam, e tenham vida em abundância. Amém (bate uma palma)

Conhecendo a Ásia
____________: Quem lembra a cor dos continentes? (Apontar as cores) Aqui temos o verde que  simboliza a África, o vermelho que é daqui da América, o branco lá da Europa, o amarelo é da Ásia e o azul da Oceania.
____________: Nós já rezamos e enviamos o dinheirinho do cofrinho para a America. E na segunda jornada foi  para áfrica. E sabem para qual vamos rezar e ajudar a partir de maio?
____________: Nós  vamos rezar pelo continente asiático,quem sabe que cor é o continente da ÁSIA? Isso mesmo amarelo.
____________: Vamos ver no mapa onde fica? (apontar no mapa). A gente ta aqui na América. Olha que looonge que é a Ásia daqui. O Japão que fica na Ásia, fica a doze horas, bem do outro ladinho do mundo. Quando a gente ta dormindo eles estão acordados.
____________: Nós somos da IAM da América. E este ano então a IAM da America que vai rezar e ajudar as crianças da Ásia. legal né? E vai ter um evento bem legal sobre isto
____________: (Mostrar o cartaz da III jornada nacional e ler) IAM da America a serviço da missão na Ásia. Olha que bacana o nosso coração vai bater mais forte pelas crianças que moram laaa na Ásia
____________: Vamos conhecer mais um pouquinho da Ásia? Como será que são as crianças de La?Qual a diferença com as crianças da America?
Anexo das crianças do mundo e do mapa mundi.
____________: (Mostrar as imagens das crianças dos dois continentes) Dar tempo para que olhem questionando instigando.
____________: Vamos colocar cada criança em seu continente?
____________: Vocês sabiam que apesar de muito diferente, hoje a gente é muito igual? Olha aqui no Brasil tem um indiozinho. Por que ele representa o Brasil. Mas quem aqui está vestido de índio?
____________: Apesar de algumas roupas diferentes, como na Arábia. No Japão e na China eles se vestem igual a gente. Shorts e camiseta. Muita das coisas que a gente tem, brinquedos e celulares são até feitos lá na China.
Anexo das diferenças
____________: Algumas coisas são bem diferentes. Da onde que é está comida? Olha o uniforme como é diferente. Até as letras no Japão são diferentes. Vamos colar elas em cada lado do continente?
Anexo das dificuldades
____________: Mas ainda tem muita dificuldade lá. O que vocês estão vendo nas imagens?
____________: O que vocês acham que Jesus acha das crianças da América ajudarem as crianças da Ásia? Vamos ver o que Jesus pensa?
____________: (Ler na Bíblia Mateus 25-40) 'Digo com certeza a verdade: O que vocês fizerem a algum dos meus irmãos, mesmo o mais pequenino, foi a mim que o fizeram'.
____________: Nossaaaa que legal Jesus ta dizendo q tudinho que a fizer para os outros é pra ele que a gente ta fazendo... Eu quero agradar Jesus e vocês?
____________: Vocês sabem que São Francisco Xavier foi à Ásia? É ele foi à Índia e ao Japão. (Mostrar a figura de São Francisco Xavier)
____________: Ele era lá da Espanha.  Que fica aqui na Europa. (colocar ele no mapa) Lá em 1500 Portugal e Espanha estavam mandando bastantes navios. Um destes ia para a Índia e achou o Brasil.
____________:O Papa estava pedindo que mandassem missionários junto nos navios. Para que as pessoas pudessem conhecer Jesus.
____________: Em 1541, São Francisco Xavier pegou um Navio em Portugal e partiu no globo. Foi um dos maiores missionários do mundo, ficou bastante tempo na Índia e no Japão. Ajudando um montão de gente. Vamos colar São Francisco Xavier aqui na Europa?

Dinâmica
____________: Vamos aprender uma brincadeira chamada kabaddi. Que as crianças da Índia e do Japão adoram brincar?
Duas equipes, uma pode ser a Índia, e a outra o Japão. Cada uma tem o seu campo – um lado da sala
          Um dos jogadores da Índia entrará no campo do outro com o objetivo de tocar no máximo de jogadores adversários.
          Este jogador quando estiver dentro do campo, tem de repetir continuamente em voz alta a palavra kabaddi sem respirar. Se respirar, enquanto estiver no campo de jogo, será eliminado e haverá uma troca de papéis: os atacantes passarão a ser defensores e vice-versa.
          Se o atacante conseguir sair do campo de jogo sem respirar, todos os defensores em que tiver tocado vão para sua equipe, e haverá troca de papeis.
          O jogo termina quando uma equipa não tiver jogadores, ou quando acabar o horário rs.

Oração Final
____________: Como compromisso, vamos rezar esta semana nossa Ave Maria para as crianças da Ásia, combinado?
____________: Maria ama todas as crianças do mundo como ama Jesus, vamos rezar uma Ave Maria pedindo que ela interceda para todas as crianças do mundo e em especial para as crianças da Asia...

____________: De todas as crianças do mundo... Sempre amigas!

Veja também o SegundoTerceiro e Quarto. As figuras estão em Anexo Ásia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário