Páginas

ROTEIRO PARA ENCONTROS,TEMA:Advento no tempo liturgico.

Roteiro para encontro: tema advento.
Primeiro encontro ver
Material:  Bíblia,um circulo, calendário marcando o dia 27 de novembro com um circulo, ramos verdes, fita branca e vermelha, velas das cores roxa e rosa, figura de João Batista (caso não encenar ), figurinos para encenação;copias da atividade para trabalhar com as crianças.
*sugestão para o quarto encontro,ensaiar as crianças com musicas do advento,convidar a família amigos e outros grupos para o dia da apresentação.
Iniciar com a Saudação da IAM.
Oração inicial (coordenador fala e as crianças repetem.)
Querido Jesus sabemos que nos ama e que  logo estará conosco,ensina a preparar o nosso coração para  te receber. Amem
Coor:___este mês a gente vai conversar e conhecer um pouco sobre advento;
_____Vocês sabem o que e advento? sabem?(dar tempo para que as crianças interajam) bom nos vamos contar pra vocês encenando algumas parte...vamos prestar muiiitaaa atenção ook?
Encenação: Mateus 3.3(roupa túnica marrom cajado, uma criança ou adolescente para encenar)
Entra a criança caracterizada de Joao Batista e  caminha entre os presentes e diz:
_preparai o caminho do Senhor... Endireitai a estrada o Senhor esta pra chegar...bis...  ( Joao Batista sai de sena)

Cood:____quem sabe o nome deste profeta? Quem era ele?
_____ Joao Batista  primo de Jesus e o ultimo profeta que falou que Jesus estava pra chegar...
O que João batista anunciava? Preparar o caminho... Preparar o nosso coração porque Jesus esta pra chegar... vamos ver o que é advento?
Mostrar o calendário _____o ano no calendário começa dia primeiro de janeiro e termina dia 31 de dezembro, termina aqui ou continua? Continuaaa...começa um novo ano...tem o tempo do verão inverno...temos tempo de ir pra escola, tempo de ferias...
___na igreja também tem o tempo,tempo do advento tempo comum...
mostrar o circulo ____onde começa e termina o circulo?o circulo não tem principio nem fim ,é símbolo do tempo que não tem nem inicio nem fim,de Cristo,Senhor do tempo e da historia,da eternidade das unidade.é sinal do amor de Deus que é eterno,e também do nosso amor ao próximo que nunca deve terminar.
Cood: na igreja também tem período de um ano que a gente chama de ano litúrgico ou ano Cristão, que começa quatro domingos antes do natal, chamamos  de domingos do advento..
Perai...  E que qui é ano litúrgico?
Ano litúrgico é o tempo em que nossa Igreja leva para nos contar  a história de nossa Salvação, do Senhor Jesus, que vai do nascimento de Jesus ao Apocalípse, mais o Antigo Testamento…
Cood:_____tudo mundo tem uma pessoa que gosta muiiiitoooo, um amigo,vô,vó,tio, primo...ai a gente fica um montão de dia sem ver,um ano...então essa pessoa que a gente gosta muito vai vim nos visitar ...como é que fica o coração da gente?
____bate forte... muito forte!  Ficamos torcendo pra que chegue logo,E quando a pessoa chega?!  a gente vai encontra de braços aberto!Nossa ficamos muito muito feliz...que alegria!!!
O advento é esse espirito de alegria
É ir ao encontro daquele que vem, Jesus vem no natal, e sabemos isso quatro domingo antes.
No advento recordamos o nascimento de Jesus e o dia em que ele vai voltar... Logo: Advento é tempo de esperar, assim como Nossa Senhora, grávida, esperou o nascimento do Menino Jesus, nós esperamos Sua segunda vinda.

 E Como é que a gente vai preparar o nosso coraçãozinho pra receber o Menino Jesus?
atividade final Roteiro
*compromisso comunitário:contar em casa o que conversamos sobre o advento

*Alem fronteira:rezar uma Ave Maria para  que todas as crianças do mundo prepare seu coração para acolher o menino Jesus!

Obs: próxima semana roteiro do segundo encontro


2 comentários:

  1. Olá. Gostaria da continuação para a segunda da semana do advento por favor!

    ResponderExcluir
  2. Gostei da dinâmica do encontro, mas seria ótimo se estivessem os quatros encontros.

    ResponderExcluir